“Deputada Federal Greyce Elias defende construção de políticas públicas de crédito financeiro a mulheres donas do próprio negócio.”

 

O presidente da CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas), José César da Costa, se reuniu na última semana com o time da Caixa Econômica Federal em Brasília, em busca de apoio para as microempreendedoras associadas. O encontro contou com a participação do diretor Executivo de Clientes e Captação, Lessandro Werner Thomaz, da equipe de Relacionamento Institucional do banco, das deputadas federais Any Ortiz (Cidadania-RS) e Greyce Elias (Avante-MG) e da coordenadora do projeto da CNDL Mulheres de Constroem o Varejo, Lúcia Leijôto.

O presidente da CNDL destacou a importância da construção de políticas de crédito voltadas para as mulheres donas de micro e pequenos negócios. “O Brasil conta com mais de 30 milhões de mulheres empreendedoras, sendo responsáveis por 52% do total de novos negócios do país. Apesar disso, vemos um ambiente que dificulta o desenvolvimento das empresas lideradas por mulheres. O acesso ao crédito ainda é muito difícil para as empreendedoras, que normalmente abrem suas empresas com poucos recursos. É fundamental que a gente busque novos caminhos de apoio a essas mulheres que possibilite o desenvolvimento das suas empresas”, disse Costa.

Para Lessandro Werner Thomaz, a construção de um convênio entre a CNDL e a Caixa seria um passo importante para levar crédito e capacitação voltados para a gestão financeira das empresas lideradas por mulheres. “Além das linhas de crédito que seriam oferecidas pela Caixa para as empreendedoras, a CNDL, com toda a sua capilaridade, seria capaz de capacitar e ajudar essas empresárias na gestão dos negócios. Percebemos uma grande carência de informação e capacitação das mulheres que empreendem”, destacou o representante da Caixa.

A deputada Greyce Elias (Avante-MG) citou dados da pesquisa realizada pela CNDL e pelo SPC Brasil que aponta que 55% das mulheres donas de negócios no Brasil consideram difícil ou muito difícil conseguir crédito. “O acesso ao crédito é um dos principais obstáculos a ser enfrentado pela empreendedora brasileira. Isso vai além da nossa percepção, são dados de uma pesquisa que nos possibilitam construir políticas públicas concretas de apoio. Esse é um trabalho sério que está sendo construído pela CNDL e que conta com o nosso apoio”, disse a deputada.

A CNDL voltará a se reunir com a equipe da Caixa para construir o projeto entre as duas entidades. “Acreditamos no desenvolvimento das competências financeiras como um dos propulsores para alavancar o empreendedorismo feminino”, afirmou a coordenadora do projeto Mulheres de Constroem o Varejo.

 

Fonte: CNDL – Texto: Marina Barbosa – cndl.org.br/varejosa

Deixe um comentário