Após anos de esforços concentrados, a Deputada Federal Greyce Elias anunciou uma conquista marcante: a inclusão oficial da BR-365 no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), com projeto prevendo duplicação de Patrocínio a Patos de Minas, e melhorias no trecho até o entroncamento com a BR 040 no chamado trevo de PiraPatos.

A notícia surge como mais uma etapa vencida no processo iniciado em 2018 pela Deputada, quando eleita para seu 1° mandato começou uma verdadeira jornada, repleta de reuniões na Diretoria de projetos do DNIT para compreender os desafios de se duplicar uma rodovia.

O estudo de viabilidade técnica, econômica e ambiental (EVTEA) foi o ponto de partida, onde se demonstrou a necessidade da duplicação. Em 2019, com a confiança do então Ministro Tarcísio de Freitas fortaleceu o compromisso da Deputada Greyce Elias que indicou o valor de 10 milhões de reais de emenda ao orçamento, recurso carimbado para fazer o projeto executivo de engenharia da obra.

O Projeto executivo ganhou forma em 2020, quando foi licitado e contratada a empresa para começar o projeto, que tendo enfrentado a complexidade da concessão de parte da rodovia ao Governo de Minas Gerais em 2022, acabou por atrasar a finalização do projeto, cuja conclusão acontece agora no segundo semestre de 2023.

O empenho perseverante da parlamentar foi reconhecido pelo Diretor-Geral do DNIT, Fabrício Galvão, em recente audiência pública na Câmara dos Deputados, como elemento crucial para superar cada etapa e para a inclusão da obra no principal programa de investimento do Governo Federal em 2023, o PAC.

Em suas redes sociais, Greyce pontuou que o próximo passo pela execução da obra exigirá o empenho e a mobilização da bancada mineira para dar continuidade a essa jornada iniciada por ela, salientando que o projeto executivo é um marco significativo, afinal não se tem obra sem projeto e nem projeto sem o estudo de viabilidade.

O sonho de ver a BR-365 duplicada é compartilhado por toda a região, e a Deputada Greyce Elias encorajou a união de esforços para garantir a execução via PAC.

Deixe um comentário