A Deputada Federal Greyce Elias tem se dedicado incansavelmente à causa da duplicação da BR-365, uma rodovia que há décadas é um tema recorrente no Alto Paranaíba. Em vez de buscar holofotes, a parlamentar optou por agir, destinando R$ 10 milhões para o desenvolvimento do projeto executivo da duplicação, reconhecendo que sem esse planejamento, as obras não se concretizariam. O projeto de duplicação trecho Uberlândia/Patrocínio, segundo informações da concessionária, foi emitido o licenciamento ambiental na última sexta (19) e a próximo etapa já é a tão esperada: as máquinas na pista para o início do trabalho.

A liberação foi emitida pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) sob o Certificado número 4583 de Licenciamento Ambiental Concomitante (LAC1).

Greyce Elias na época, levou a questão ao Tribunal de Contas da União (TCU) e ajuizou uma ação contra a concessão da rodovia, ressaltando que a população já arca com altos impostos e que a duplicação é uma questão de segurança, não de pedágios. Apesar das dificuldades, ela não desistiu e continuou pressionando por melhorias. A parlamentar também fez uma audiência pública no auditório da ACIP/CDL de Patrocínio com várias autoridades regionais.

A concessionária inicialmente previa a duplicação de apenas 11 km, mas, após intensas negociações, e trabalho da parlamentar Greyce Elias, os resultados foram significativos:

– Duplicação ampliada para quase 50 km
– Faixas adicionais aumentadas de 39 para 55 km
– Acostamentos alargados em 40 km
– Criação de 2 pontos de apoio com guinchos e ambulâncias
– Previsão para o início das obras em 2026, com duas frentes de trabalho em ambos os sentidos

Recentemente, Greyce também inaugurou uma passarela, investimento de mais de R$ 3 milhões, em um dos trechos mais críticos da BR.

Também no início de junho (dia 9) foi publicado no Diário Oficial do Estado declarando como de utilidade pública as obras de duplicação e melhorias da BR-365.

A Deputada reafirma que sua busca não é por reconhecimento, mas pela segurança das pessoas que utilizam a rodovia. “Como defensora da família e da vida, meu objetivo é garantir que todos possam voltar para casa em segurança”, conclui Greyce Elias.

Ascom Deputada Greyce Elias